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Restituição Aerofotogramétrica (Drones)

A Engemaster sempre buscando inovação e apresentação de serviços com qualidade buscou novas alternativas de forma a atender as necessidades de seus clientes.

Verificamos uma demanda de mercado crescente na busca de alternativa para agilizar levantamentos de Rodovias e Ferrovias substituindo a necessidade de utilizar voos de grandes aeronaves para efetuar fotos aéreas e logo após a restituição aerofotogramétrica de determinadas áreas ou trechos rodoviários, ferroviários, etc. Estes serviços demandavam grandes mobilizações e tempos de execução. Os equipamentos eram enormes e voos restritos a determinada altitude para fins de segurança.

Atualmente a Engemaster vem utilizando, através do auxílio de imagens de pequenas aeronaves (Drones) e bons softwares, dentre eles os da Bentley Power Civil conseguindo a baixo custo as restituições e elementos existentes de Rodovias e Ferrovias e com um nível de precisão maior. Uma das áreas que estamos desenvolvendo através de voos com Drones é a de infraestrutura Rodoviária e Ferroviária. Recentemente elaboramos uma restituição geométrica da via permanente (estrada de ferro) obtendo os elementos de traçado, ou seja, Curvas Horizontais (raios) e Verticais (greides). Para executar estes serviços houve a necessidade de desenvolver as seguintes atividades:

1- Conhecimento da área executada previamente por Engenheiros especialistas para delimitar a área e atender a necessidade do cliente;

2- Planejamento de Voo (Plano de voo):fundamental para que o equipamento efetue a melhor estratégia, autonomia, cobertura e condição de vôo. Este estudo proporciona ao navegador a execução de um trajeto com segurança. Todo este Plano após definido em computador é lançado em um Tablet que será norteador aos voos de campo;

3- Planejamento dos pontos de controle (georreferenciamento dos targets e marcos implantados): Foi implantado e Georreferenciado pela Engemaster marcos de concreto e a partir deles implantamos pontos de controle (Control Points) materializando o sistema de coordenadas e cotas de forma a avaliar a acurácia dos levantamentos;

4- Processamento das imagens obtidas no vôo: de posse das imagens e de computador de alto desempenho foram processadas as imagens e gerados mosaicos de ortofoto, Modelo Digital de Superfície, Modelo Digital de Terreno e geradas as curvas de nível;

5- Análise da qualidade foi verificada baseada na Acurácia verificando os erros através de Checkpoints; e,

6- Restituição Geométrica da estrada, no caso, estrada de ferro, foi empregada uma equipe de Engenheiros e técnicos especialistas. Foram medidos os mosaicos de ortofoto e tratados os elementos horizontais e verticais resultando em parâmetros específicos para cada situação levantada.

Logicamente todos os voos foram executados após as licenças do DECEA, ANAC e ANATEL. Foi obtido com grande precisão o traçado da ferrovia contendo os elementos horizontais (Raio, ângulo central, LC, Tang, Desenvolvimento da curva circular simples, PC,PT, TS, SC, CS, ST e as coordenadas dos pontos de interseção dos vértices horizontais) e elementos verticais amarrados ao estaqueamento /quilometragem da via. Através destas informações, o cliente poderá efetuar uma atualização em sua malha Rodoviária e/ou Ferroviária auxiliando na manutenção de vias, correções geométricas e fiscalização, pois estará de posse de dados atualizados. Esta metodologia contribui também para uma maior segurança nos trabalhos de campo minimizando riscos de acidentes, proporcionando desta forma grande agilidade nos serviços de campo.

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